segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Parada Gay 2008 em Salvador

(i)
Ontem foi o dia da Parada Gay aqui em Salvador.
No estado da Bahia, somente neste ano, registraram-se as mortes de dez gays, seis travestis e uma lésbica por conta da homofobia.
Nesta edição os organizadores do evento prometeram desfilar tendo como destaque 17 caixões cobertos por bandeiras pretas - um enterro simbólico.
Seria uma tentativa de não acabar tudo como mais uma micareta.

(ii)
Quem foi lá não viu caixão algum. A festa - claro - aconteceu.
O lado político deste ano ficou por conta do bordão oficial: "Homofobia mata – Seu voto vale sua vida", numa tentativa de orientar os eleitores para os candidatos que defendem as causas dos homossexuais.

"SEU voto vale SUA vida"... e nada de caixão.

Perdeu-se a oportunidade de todos homenagearem as vítimas para cair num "salve-se quem puder", como se já não bastasse para minha indignação o oportunismo eleitoreiro. Eu preferiria que meu voto valesse pelos 17 mortos neste ano e pelos 18 mortos no ano passado aqui na Bahia. Pelos 122 deste ano e pelos 155 do ano passado em todo o Brasil.

(iii)
Segundo a Polícia Militar o evento reuniu cerca de 400.ooo pessoas.
Eu também não vi caixão algum. O post vem como uma redenção por não ter ido e pelo sentido de responsabilidade.
De manhã fui ao Parque de Pituaçu com Gustavo e seu shortinho que é puro orgulho. E passei a tarde em casa com amigos, vendo fotos e contando a eles o que ando planejando pro futuro.

***

As estatísticas prevêem - quando não já comprovam - o aumento no número de mortes relacionadas à homofobia em 2008.
Viver pra contar é um atitude política.

Um comentário:

Gustavo disse...

Acredito, que tenha se tornado mesmo uma grande festa e se distanciado de um evento de protesto e cobrança pelos direitos dos gays. Mas isso não ocorre só aqui, mas em outras paradas do orgulho gay mundo a fora também. As pessoas estão convertendo um evento, sério num dia de curtição e, sem querem, acabam fortificando a falsa ideia dos esteriótipos. Uma pena.